Jovens, mulheres, e netizens há muito são pesquisados minuciosamente pelas empresas, mas em geral como segmentos de consumidores separados. Sua força coletiva, sobretudo como os segmentos mais influentes na era digital, ainda não foi bem explorada. Os jovens são os adotantes iniciais de novos produtos e tecnologias. Eles também são definidores de tendências, mas estão fragmentados quanto às tendências que seguem.

Em última análise, são agentes de mudança. Como coletadoras de informações e compradoras holísticas, as mulheres são, na prática, as gerentes do lar, diretoras financeiras, supervisoras de compras e gerentes de ativos, tudo combinado em uma só pessoa. Por fim, os netizens são conectores sociais, já que predominantemente conectam, conversam e se comunicam com seus pares. Eles também são evangelistas expressivos, bem como contribuintes de conteúdo para o mundo on-line. Juntos, jovens mulheres e netizens detêm a chave para o marketing na economia digital.

 

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

  • Como sua empresa pode adquirir maior participação nas mentes alavancando os papéis de adotantes iniciais e definidores de tendências dos jovens?
  • Como sua empresa pode aumentar a participação no mercado alavancando a influência das mulheres no lar?
  • Como sua empresa pode identificar e utilizar netizens para conquistas maior

 

Horizontal, inclusivo e social
Os profissionais de marketing precisam embarcar na mudança para
um cenário de negócios mais horizontal, inclusivo e social. O mercado
está se tornando mais inclusivo. A mídia social elimina barreiras
geográficas e demográficas, permitindo às pessoas se conectarem e
se comunicarem, e, às empresas, inovar por meio da colaboração. Os
consumidores estão adotando uma orientação mais horizontal. Desconfiam
cada vez mais da comunicação de marketing das marcas e
preferem confiar no círculo social (amigos, família, fãs e seguidores).
Por fim, o processo de compra dos consumidores está se tornando
mais social do que nunca. Eles prestam mais atenção ao seu círculo
social ao tomar decisões. E buscam conselhos e avaliações tanto on-
-line como off-line.