EMPLOYER BRANDIND: COMO ATRAIR PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS
Como atrair talentos que estejam em sintonia com a sua empresa e profissionais comprometidos em crescer com a marca? A resposta pode estar no “Employer Branding”.


O QUE É EMPLOYER BRANDING
Employer Branding (ou em português, “Marca Empregadora”) é uma das principais e mais atuais estratégias de marketing utilizadas para fortalecer a sua marca ou empresa perante os profissionais do mercado de trabalho e os seus colaboradores.


A utilização deste método é essencial para atrair novos talentos e pessoas qualificadas para o cargo, que estejam em sintonia com a organização e tenham motivação em integrar o quadro de funcionários e assim crescer em conjunto com a empresa.


Aplicando as técnicas e ferramentas corretas para melhorar a reputação da sua organização como um bom local de trabalho, é possível transformar sua empresa em um ambiente que todos querem fazer parte e nenhum colaborador deseja sair.


CONHEÇA AS ESTRATÉGIAS: COMO APLICAR O EMPLOYER BRANDING

Planejamento
Organize-se e alinhe o investimento junto do setor de Recursos Humanos com o objetivo de melhorar a atração de candidatos para vagas específicas e realize uma pesquisa interna a fim de melhorar o ambiente de trabalho e reter seus colaboradores.


Também é importante avaliar quais atrativos e fatores de motivação são oferecidos efetivamente pela sua empresa e qual é a resposta da equipe frente a isso, como a oferta de pacotes de benefícios e vales assertivos, convênios, auxílios e assistências, além da possibilidade de desenvolvimento de carreira e outras oportunidades.
Neste momento, é importante rever a cultura e valores da empresa para, se necessário, realizar mudanças e reforçar pontos importantes para a equipe interna e para o público geral, a fim de gerar conexão e identificação.

Invista em marketing digital
O marketing digital será um grande aliado nesta jornada! Utilize estratégias em conjunto com uma equipe de marketing para atualizar frequentemente as redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, etc) do seu negócio, a fim de deixá-las mais atrativas. Aproveite para compartilhar mais sobre a cultura da empresa e a rotina de trabalho.

Proporcione um ambiente de trabalho agradável
Oferecer um bom ambiente de trabalho é essencial para proporcionar bem estar aos seus colaboradores, o que acaba gerando uma maior produtividade. Além do básico, como uma boa higiene do local, ventilação e conforto, possibilite alguns momentos de descontração que instiguem a criatividade.
Lembre-se de valorizar e manter uma boa comunicação com sua equipe, incentivando e elogiando serviços satisfatórios sempre que for possível.


CASES DE SUCESSO
As maiores empresas do mundo têm investido nesta estratégia de marketing há algum tempo e são ótimos exemplos de cases de sucesso. Entre elas, o Google, que segue sendo referência em Employer Branding e possui milhares de pessoas ao redor do globo tentando se candidatar para uma vaga.


A empresa possui diversas estratégias, programas e benefícios, entre eles a construção de um plano de carreira e o “employee experience” (valorização da experiência), oferecendo ainda um ambiente de trabalho interativo e dinâmico, o que incentiva a criatividade e produtividade da equipe.


Outros exemplos são a Netshoes e L’Óreal, que revisaram suas estratégias e iniciaram a aplicação do método de Employer Branding, fortalecendo a cultura da empresa, mantendo uma boa comunicação interna e com o público, além de apostarem com força no marketing digital.


Estudar e entender mais sobre como aplicar o método, com o auxílio de uma equipe de especialistas em Recursos Humanos e Marketing, é o primeiro passo para transformar a sua empresa em um local atrativo no mercado de trabalho, aproximando talentos e colaboradores comprometidos, aumentando a produtividade e o interesse da equipe, além de reduzir os custos do recrutamento.


Mas lembre-se que, assim como outros métodos, as estratégias de Employer Branding são um investimento a longo prazo que requerem tempo e dedicação para produzirem bons resultados.