O tema do próximo ano ultrapassará os limites do design, quebrará todas as regras e usará o design para mergulhar em ambientes surreais e oníricos.

Como nosso mundo mudou rapidamente durante a pandemia, o design mudou ainda mais com novas plataformas sociais como TikTok que tiveram destaque. O TikTok, em particular, proporciona aos seus usuários uma corrida sensorial, que é exatamente o que atualmente vemos no design. Essa sobrecarga sensorial é responsável pela forte ênfase em tons de arco-írisestilos retrô, projeto 3D, cores experimentais ousadas e conceitos de design surreais.

As tendências de design são trabalhadas para chamar nossa atenção o mais rapidamente possível. Elas nos puxam para uma experiência sensorial. Seja design de interiores, design gráfico, UX ou marca, aqui estão as tendências que você verá emergindo em 2023.

Licencie esta imagem de wacomka.

Elementos 3D

O design 3D está na vanguarda das tendências de design emergentes em 2023. O Metaverso é uma grande influência para este conceito.

Vemos tudo, desde gráficos totalmente realistas até uma adição mais sutil de profundidade no sombreamento. Os elementos 3D aumentam o design plano dos ambientes e ampliam os limites do que antes não parecia ser real.

Licencie essa imagem de  fotokop.

O design 3D não é apenas usado em realidade virtual, ele também está influenciando branding, design UX e até mesmo o mundo da moda.

Design retrô plano

Em clara justaposição com o design 3D, ainda há um fascínio sobre temas nostálgicos e retrô, o que foi uma grande tendência em 2022. A tendência veio para ficar, afinal veremos muito design retrô plano este ano.É tudo sobre paz, amor e cores saturadas.

Licencie essa imagem de svekloid.

Voltando aos anos 60 e 70, vemos designs planos misturados com paletas de cores mais brilhantes e elementos de design mais arrojados. Essa tendência costuma aparecer incluindo muita tipografia, então há uma grande ênfase em fontes arredondadas e que muitas vezes são misturadas a bordas grossas e escuras.

Gradientes leves são usados ​​para dar vida a esses designs mais planos de maneira mais sutil. Tudo é definido com uma borda para dar a este design apelo retrô. Essa tendência de design pode ser melhor usada em materiais de marketing divertidos e design de marca jovem.

Mundos surreais

Nossas interações com realidade virtual e aumentada continuam a aumentar. Mundos surreais inspiram todas as áreas do design.

Não há nada de sutil nessa tendência, pois ela abraça seu fator de choque. Ela transporta o espectador para sua nova fantasia.

Licencie essa imagem de Tithi Luadthong.

Seja para fugir da realidade ou criar uma nova, essa tendência tem tudo a ver com elementos lúdicos, imagens sobrenaturais, assimetria e quebra de regras.

Paletas de cores inesperadas e pares de elementos incomuns são maneiras de abraçar esse conceito

Modo Escuro

Essa é uma grande tendência no design de UX/UI em 2023. Não é segredo que todos nós passamos mais tempo em nossas telas, e é por isso que o modo escuro está causando um grande impacto.

Como os usuários preferem esse conceito por seu apelo mais leve aos olhos, estamos vendo este modo isso surgir em aplicativos, sites e branding em todos os lugares.

Licencie essa imagem de Net Vector.

O modo escuro para design de interface é importante se os usuários irão passar um longo período de tempo utilizando um dispositivo. O modo escuro está se tornando uma referência no design de grande importância, pois fornece ao usuário uma estética mais elegante.

Tipografia distorcida

Recentemente, vimos um aumento no número de fontes serifadas com abordagem minimalista. Agora, estamos indo em direção a temas mais lúdicos. Trata-se de alterar a realidade, o que significa que também estamos distorcendo nosso texto.

Isso é feito criando falhas e fazendo o espectador ter um outro olhar. Esta tendência está distorcendo a tipografia em grandes e pequenas formas, alongando letras, experimentando diferentes opacidades e misturando elementos inesperados dentro do próprio texto.

Licencie essa imagem de oa.works.

Isso pode ser feito com a escolha de uma fonte lúdica ou tipografia de design personalizada para distorcê-la de maneiras únicas. O ano de 2023 está ultrapassando os limites – literalmente – através do texto.

Paletas experimentais

Tudo sobre 2023 é sobre quebrar as regras de design. Isso significa que as cores estão sendo combinadas inesperadamente. As paletas experimentais estão sendo especialmente vistas na passarela com neons emparelhado com seus parceiros brilhantes e improváveis.

Paletas de arco-íris brilhantes e tons ousados ​​são o que esta tendência tem tudo a ver. Emparelhamentos incomuns podem incluir verde com laranja e roxo com preto.

Trata-se de desafiar o que faz sentido. Use cores que normalmente não usaria juntas para criar algo novo.

Licencie essa imagem de Bibadash.

Cor sempre foi importante em todo tipo de design, pois retrata temas que outros elementos não conseguem expressar.

Combinar cores improváveis ​​pode funcionar para criar uma experiência visual mágica e surreal. Tem o poder de escapar das paletas de cores chatas ou repetitivas que antes eram tradicionalmente usadas. É uma maneira poderosa de experimentar os elementos mais ousados ​​do design.

Essas tendências trabalham juntas para nos levar a ultrapassar os limites do design e explorar novos mundos. À medida que nos aventuramos em um momento importante da história, o design molda nosso caminho para um tempo novo, inspirador e futurista.

Fonte: shutterstock.com