House agency: Modelo conhecido do mercado publicitário brasileiro, house agency ou in-house,  são estruturas internas voltadas para estratégias de publicidade e marketing integradas ao negócio das marcas. O fator propulsor é participar do negócio do cliente com eficácia e assertividade, culminando em melhores resultados e custos compatíveis com as necessidades de cada companhia.

DEFINA OBJETIVOS PARA A EQUIPE DE MARKETING
Saiba exatamente o que você deseja alcançar com um setor de marketing. Vender mais? Tornar sua marca ou produto conhecido? Divulgar um serviço específico?

Sua equipe de marketing deve começar atuando de acordo com o planejamento estratégico da sua empresa. Este será o norte do trabalho e a chance de sucesso nas ações será muito maior.

Não só isso. Deve estar muito claro onde se deseja chegar com a atuação do marketing. Mas como já dissemos, tudo deve estar alinhado com a capacidade física e financeira da sua empresa.

Custo de mão de obra e demanda devem ser levados em conta

Um dos fatores levados em consideração quando uma empresa pensa em criar sua house agency, ou seja, uma agência interna, é a proximidade com os diversos departamentos da empresa e a vivência no ambiente corporativo em si. Entretanto, temos outros fatores que contam nesse processo.

Nem sempre é viável a criação e, principalmente, a manutenção de uma house. A estratégia de ter uma execução interna para redução de custos pode, na verdade, acabar gerando uma publicidade com nível técnico inferior. Afinal, é difícil garantir material criativo e de qualidade quando não há troca de ideias e a possibilidade de se “respirar novos ares”.

O custo é alto para sustentar uma estrutura grande e também uma equipe diversificada e qualificada para cada função de uma agência: atendimento, planejamento, mídia, criação, produção e web. Além disso, manter profissionais com bons salários, sem uma demanda constante, é inviável às finanças de uma empresa.

Então, podemos definir que criar uma house agency tem:

As vantagens:

  • Vivência in company;
  • Acompanhamento de perto.

E as desvantagens:

  • Criação de uma nova empresa, com seus encargos;
  • Manutenção de estrutura departamental;
  • Mão de obra ociosa e/ou desqualificada.

Ter uma house agency enxuta e contratar uma agência para executar o trabalho em parceria se torna uma excelente opção. Pensando em todos esses detalhes fica a reflexão das vantagens e desvantagens de ter uma house agency.