Apublicidade tem desempenhado um papel importante em fazer da internet um espaço aberto e acessível a todos. Mas, para que os anúncios online continuem dando suporte a essa realidade, a tecnologia do marketing digital deve evoluir para um mundo que privilegia a privacidade. Os anúncios devem funcionar para todos — publishers, anunciantes e, principalmente, consumidores. É por isso que o Google avançou no seu compromisso de promoção da privacidade dos usuários, anunciando que, com o fim dos cookies de terceiros, não construiremos identificadores alternativos para monitorar pessoas enquanto elas navegam pela web, e também não usaremos esse tipo de monitoramento em nossos produtos.


“É fundamental que toda a indústria publicitária trabalhe em conjunto para criar e promover um ambiente seguro para as pessoas.”

— Luis Di Como, Vice-Presidente Executivo Global de Mídia na Unilever


“As pessoas não deveriam ter que aceitar ser monitoradas através da web para ter os benefícios relevantes da publicidade. E os anunciantes não precisam monitorar consumidores individualmente através da web para obter os resultados positivos da publicidade digital”, escreveu David Temkin, Diretor de Gerenciamento de Produtos do Google, no anúncio da companhia sobre uma internet com mais privacidade. Os avanços em agregação, anonimato, processamento no dispositivo e outras tecnologias de preservação da privacidade mostram um caminho claro longe dos identificadores individuais. Por exemplo, em vez de atribuir interesses a usuários únicos, agora temos a capacidade de ocultar indivíduos em grandes multidões de pessoas com interesses comuns, ao mesmo tempo que ainda mostramos para esses usuários anúncios relevantes e úteis. Nossos últimos testes do algoritmo Federated Learning of Cohorts (FLoC) fazem exatamente isso, demonstrando como poderia ser um futuro da publicidade sem cookies de terceiros.

“É fundamental que toda a indústria publicitária trabalhe em conjunto para criar e promover um ambiente seguro para as pessoas”, disse Luis Di Como, Vice-Presidente Executivo de Mídia Global na Unilever. E complementa: “O anúncio feito pelo Google é um passo na direção certa para ajudar a melhorar a privacidade dos dados dos consumidores, e precisamos continuar a construir muitas iniciativas desse tipo em toda a indústria”.


“Há muito tempo, reconhecemos e defendemos a importância dos dados first-party, e estes se tornarão ainda mais vitais em um mundo que privilegia a privacidade”.

— Aude Gandon, Diretora Global de Marketing da Nestlé


Desenvolver relações próximas com os clientes sempre foi fundamental para construir um negócio de sucesso, e isso se torna ainda mais importante quando se trata de preservar a confiança deles. “Esse anúncio do Google é muito bem-vindo. Há muito tempo reconhecemos e defendemos a importância dos dados first-party, e eles se tornarão ainda mais essenciais em um mundo que privilegia a privacidade”, disse Aude Gandon, Diretora Global de Marketing da Nestlé. “O Google continuará a apoiar as relações first-party em nossas plataformas de anúncios para parceiros, permitindo que eles se conectem com seus próprios clientes.” E vamos intensificar nosso apoio a soluções que se baseiem nessas relações diretas.


“Vemos isso como um recomeço total e necessário da publicidade digital, que oferecerá uma experiência mais significativa e envolvente com as marcas durante toda a jornada do cliente”.

— John Lee, Presidente da Merkury e Diretor de Produtos e Dados da Merkle


“Tanto os profissionais de marketing quanto os consumidores querem anúncios mais direcionados e maior proteção à privacidade”, disse John Lee, Presidente da Merkury e Diretor de Produtos e Dados da Merkle. “À medida que a indústria se orienta para os dados first-party, vemos isso como um recomeço total e necessário da publicidade digital, que oferecerá uma experiência mais significativa e envolvente com uma marca durante toda a jornada do cliente”.

Sem os cookies de terceiros, outros provedores de anúncios poderão oferecer uma certa identificação do usuário para monitoramento de anúncios através da web que o Google não oferecerá, como gráficos PII baseados nos endereços de email das pessoas. Não acreditamos que essas soluções atenderão às crescentes expectativas de privacidade dos consumidores ou atenderão às restrições regulamentares que estão em rápida evolução, e é por isso que não acreditamos que sejam investimentos sustentáveis e de longo prazo. Em vez disso, nossos produtos web serão alimentados por APIs que preservam a privacidade, que impedem o monitoramento de indivíduos através da web enquanto ainda fornecem resultados para anunciantes e publishers. O nosso anúncio é para garantir que não vamos recriar os desafios do passado à medida que construímos novas pontes para o futuro.


“Estamos ansiosos para trabalhar na definição do futuro da publicidade digital e da migração dos anunciantes para esse mundo”.

— Sir Martin Sorrell, Fundador e Presidente Executivo da S4 Capital


A indústria também está trabalhando para garantir que a publicidade digital possa prosperar ao lado de fortes mecanismos de privacidade do consumidor, em um futuro próximo. “Temos visto muitas forças pressionando a indústria da publicidade a mudar sua abordagem da identificação digital – consumidores que querem mais controle sobre sua privacidade, legisladores e reguladores pedem respostas, empresas de tecnologia reagem a todas essas pressões”, disse Sir Martin Sorrell, Fundador e Presidente Executivo da S4 Capital. “Apoiamos a abordagem do Google e esperamos colaborar na definição do futuro da publicidade digital e na migração dos anunciantes para esse mundo.”