Conheça a tendência para o mercado do futuro (que já está no presente)
Que estamos em um período de transformação digital não é novidade para ninguém – pelo menos não deveria ser – mas, o que as transformações digitais trarão de resultado para nós? As respostas são muitas, vivemos um período que já é considerado um dos maiores em termos de revolução social e empresarial. Porém, podemos destacar uma tendência que moverá o bem mais precioso da nossa década: a informação.
Os ecossistemas digitais são feitos por empresas que empregam estruturas de tecnologia visando os negócios.
Assim, os dados levantados e armazenados podem ser consumidos pela própria marca e por empresas parceiras que atuem em serviços que utilizam desses dados. Dessa maneira nasce um novo modelo de negócio: o Ecossistema Digital. Que é criado onde há serviços co-dependentes sendo prestados virtualmente e em tempo real.
Os serviços expostos ficam disponíveis através de APIs, e as marcas desenvolvem diversas estratégias para iniciar novos modelos de negócios e reduzir custos.
Okay, o assunto é muito complexo, então vamos facilitar. Por que a sua empresa deve utilizar um Ecossistema Digital?
Pense que existem muitas empresas que necessitam de dados que sua marca possui. Você cria um ecossistema e disponibiliza esses dados em uma interface restrita a parceiros estratégicos. Com isso, cria-se uma boa forma de gerar um serviço pago e utilizar a monetização das operações virtuais.
Vamos deixar mais palpável? Por exemplo, você atua como fornecedor de serviços para telecomunicações, como o disparo de SMS e oferece todos os seus serviços via API. Os clientes e parceiros especiais podem usar suas operações, inteiramente através da integração dos APIs.
Certo, agora que entendemos o que é o Ecossistema Digital, seria legal saber alguma grande marca que utiliza o serviço com sucesso, não é? Pois bem, afinal não é tão simples assim ter uma rede de API que funcione perfeitamente. Um caso interessante foi o da rede ESPN, que há alguns anos decidiu abrir uma API pública com os dados de notícias e algumas informações de esportes. A API cresceu rapidamente e de maneira orgânica, com aplicações consumindo as notícias e assim, reduzindo os acessos ao site de notícias da ESPN. O site é uma fonte de renda através de anúncios, e isso tornou a API o principal concorrente do site, que passou a promover receitas cada vez menores. É, poderia ser um tiro no escuro, mas o mundo digital é mutável, e quando bem planejado, é um solo fértil. A solução foi fechar a API e usá-la de forma mais estratégica, com parceiros escolhidos e torna-la uma fonte de renda ao invés de um concorrente.
Está aí a receita para o Ecossistema Digital funcionar. Planejamento, estrutura e visão estratégica.