Quando se trata da forma como uma marca se apresenta para o mundo, não há espaço para erros. Identidade visual, logotipos, voice branding são aspectos que devem ser levados em consideração, testados exaustivamente e analisados de perto antes de serem apresentados ao público.

Uma das características mais importantes para qualquer marca é a cor, ou as cores que elas usarão para identificar seu negócio. Algumas empresas levam isso tão a sério que já até registraram tonalidades como marcas registradas. Todo mundo que trabalha com comunicação sabe que cores definitivamente provocam uma impressão duradoura e uma ampla gama de reações e emoções. Quando você trabalha com publicidade, por exemplo, sabe da importância do uso de cores em logos, design, layouts, produtos, materiais de marketing e até nas paredes do escritório.

Então, o que exatamente significa cada cor? Aqui está um resumo de como algumas marcas internacionais famosas usam cores específicas e o que esses tons representam para cada uma elas.

Azul

Imagem de Yellow Stocking

A psicologia das cores afirma que o azul, uma das tonalidades mais populares quando o assunto é logotipo, se destaca por emitir a ideia de “confiança, segurança e fiscalmente responsável.” Isso faz total sentido quando consideramos o papel central que a cor azul desempenha nas identidades de grandes marcas como Facebook, Wal-Mart, Linkedin etc. Várias empresas são dominadas por essa matiz “fria”. Inclua aí empresas de tecnologia, finanças e espaços urbanos. Consumidores confiam nessas marcas, já que elas fazem parte de seu dia-a-dia, da sua rotina, que inclui desde economizar dinheiro para a aposentadoria, ler notícias, a conversar com amigos e familiares. É por isso que essas empresas utilizam a cor azul, para que seus consumidores se sintam seguros e continuem a inovar e ajudar a crescer seus negócios.

O Facebook tem 1,71 bilhão de usuários ativos mensais, com mais de 1,13 bilhões deles online diariamente, e todos eles confiam que a rede social número 1 é segura, protegendo suas informações pessoais. Já o Wal-Mart é uma das maiores lojas de varejo físicas do mundo; com mais de 6.100 lojas no mundo todo que oferecem desde fraldas até móveis, o Wal-Mart e sua filosofia “one-stop-shop” precisa mais do que nunca passar credibilidade e confiança para seus clientes.

Amarela

Imagem de exopixel
Imagem de exopixel

O pessoal da Fast Company intitula a cor amarela como otimista com a vantagem de ser brilhante o suficiente para atrair a atenção do consumidor, mesmo que ele esteja fisicamente distante. Faz todo sentido o McDonald’s usar amarelo na sua logo, já que ela é capaz de atrair todo e qualquer tipo de esfomeado. Por isso a existência de vários McDonald’s nas estradas e, claro, porque ela é uma das redes de fast food mais reconhecidas do mundo. Com mais de 36.500 restaurantes espalhados pelo globo, o McDonald’s deve muito à cor amarela, que se tornou emblema dos “arcos amarelos.”

Laranja

Imagem de r.classen

Pensando em usar a cor laranja na sua empresa? O laranja é muitas vezes conhecido como uma cor agradável e amigável. Ela é utilizada por marcas como Nickelodeon e Nike. A tonalidade laranja transmite coragem e é utilizada por lojas que pretendem passar a ideia de acessibilidade. De acordo com o site Entrepreneur, um tom sutil, quase pêssego de laranja, tende a fazer parte de marcas do mercado de luxo. Independentemente do matiz, a cor definitivamente faz juz ao termo amigável, já que arrecada bilhões de dólares para cada uma dessas empresas.

O Nickelodeon é um dos maiores canais de televisão americano voltado para o público infantil, com experiência de quase 40 anos e acesso a mais de 94 milhões de lares americanos; a Hermes é uma das marcas de luxo mais reconhecidas do mundo, com mais de US $ 3 bilhões em vendas anuais; já a Nike, líder na área de esporte e estilo de vida saudável, fatura seus US $ 7 bilhões anuais apenas com vendas, embalando seus diferentes modelos de tênis em caixas brilhantes e laranjas.

Vermelha

Imagem de Nik Merkulov
Imagem de Nik Merkulov

O vermelho é uma cor muito complexa. Muitas vezes utilizada quando o assunto é PROMOÇÃO, ela tem sua própria psicologia e simboliza emoção e paixão. Um exemplo clássico é a Coca-Cola. A marca, que existe há mais de um século, é reconhecida por suas campanhas de marketing que usam como narrativa a ideia de promover a bebida como algo emocionante, para ser compartilhada entre amigos e familiares. Sua mais recente campanha, a #Shareacoke, deixa bem clara essa ideia de compartilhar.

Muitas marcas preferem combinar o vermelho com cores suaves, como o branco, amarelo ou laranja, a fim de provocarem uma sensação de excitação, sem alterar a percepção do seu próprio negócio ou significar algo negativo para o consumidor. A Netflix, por exemplo, resolveu combinar o vermelho ao preto e branco, criando um olhar apropriadamente cinematográfico. Já o YouTube usa uma combinação de cor semelhante. Ambas as marcas são líderes em suas respectivas categorias, sendo que o YouTube já registrou mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, enquanto o Netflix vem dominando o setor de streaming de vídeo com mais de 83 milhões de usuários pagantes. Ambas as marcas ousam ao escolherem o vermelho, rompendo com regras e trazendo a ideia de inovação que seus consumidores tanto amam.

Verde

Imagem de Irish_design
Imagem de Irish_design

Verde é conhecida como a cor mais fácil de ser processada pelos olhos. Ela traz tranquilidade, serenidade e, claro, prosperidade, dinheiro. Tudo isso explica o motivo da tonalidade ser vista em logos de supermercados, como a rede americana Whole Foods, marcas de carro, como a Land Rover, e na famosa cafeteria Starbucks. Cada uma dessas marcas trabalha para garantir que seus consumidores sintam que estão comprando algo que os mantenham saudáveis e livres.

A Land Rover, por exemplo, usa a mesma narrativa há algum tempo – a de liberdade ao ar livre – para promover sua gama de veículos utilitários de um jeito natural. Já a reconhecida Starbucks continua a se concentrar na linha “estilo de vida”, com mais de 24 mil lojas em todo mundo e um menu de bebidas que alcançou o status de ícone globalmente. Por fim, o supermercado Whole Foods, especializado em alimentação saudável, arrecadou mais de US $ 15 bilhões em 2015.

Roxa

Imagem de Dobrokhotova
Imagem de Dobrokhotova

O roxo é uma cor forte, com conotação poderosa. É quase uma obrigação caso você queira retratar sua marca como criativa, inovadora ou inteligente. O roxo também pode ser uma cor que acalma, emotiva. Razão pela qual a marca de cartões Hallmark optou por usá-la em sua logomarca e branding em mais de 40.000 lojas espalhadas pelo globo.

A rede americana Taco Bell é reconhecida por combinações diferentes de ingredientes em seus tacos, fator que marca a personalidade criativa da empresa e que leva essa filosofia para suas redes sociais e que faz da empresa um sucesso ao interagir com a geração de millennials.

Já o canal de TV por assinatura, Syfy, oferece uma grande variedade de canais, shows, com foco principal em ficção científica, fantasia e terror.

Rosa

Imagem de Jag_cz
Imagem de Jag_cz

Dependendo do matiz, a cor rosa pode trazer diferentes sentidos em termos de psicologia da cor. Quando mais escura, ela pode evocar sentimentos como alegria e jovialidade. Enquanto tons mais claros são românticos e delicados. Uma das marcas mais icônicas e que usa a cor rosa é a Mattel, mais conhecida por vender 3 bonecas Barbie por segundo em 150 países do globo terrestre. Esse número surpreendente pode explicar porque a cor rosa está intrinsecamente ligada às bonecas Barbie.

A gigante americana T-Mobile usa um magenta brilhante em sua logo, peças e anúncios voltados para millennials. A marca foi uma das primeiras a cancelar contratos de telefonia nos Estados Unidos – um padrão da indústria por décadas – e a trabalhar com preços agressivos e comerciais divertidos, todos com um fundo cor de rosa chocante. Como as vendas da T-Mobile começaram a aumentar, outras companhias de telefonia como AT&T, Verizon e Sprint iniciaram campanhas parecidas, mas com um esquema de cores mais suave.

Preta

Imagem de Fribus Mara
Imagem de Fribus Mara

A cor preta traz a ideia de luxo e de negócios. É por isso que é a cor predileta para se usar em uma roupa quando se vai a um evento à noite e de limousines. Se você está procurando transmitir a ideia de drama, sofisticação e status, o preto com certeza é a escolha certa.

Por exemplo, o Uber é reconhecido por usar a cor preta em toda sua identidade. Caso você precise de um carro mais luxuoso para ir a uma festa, é só chamar um Uber Black. Já a American Express criou o cartão de crédito “Centurion”, também conhecido como o black card, e é tido como o cartão dos ricos e abastados. Todo feito de titânio anodizado, o cartão só está disponível para clientes convidados.

Branca

Imagem de exopixel
Imagem de exopixel

Quando você escolhe usar a cor branca no seu logotipo ou materiais de marketing, você está querendo passar a ideia de que não tem nada a esconder. A Apple, uma das marcas mais populares do mundo, usa o branco em toda a sua comunicação para transmitir confiança e fazer com que seus produtos se destaquem na multidão, dando a sensação de transparência e limpeza.

Dê uma olhada no repertório de produtos da Apple e veja como é difícil encontrar algo que não tenha algum detalhe branco, ou prateado, ou cromado. De acordo com o chefe do Departamento de Design da loja, o branco nunca sai de moda e é conhecido por significar pureza e tranquilidade. Macbooks, iPods, fones icônicos, o branco é a cor que a Apple adotou e que tem funcionado muito bem.

Da próxima vez que você queira criar a identidade visual para uma marca, tenha em mente todas essas cores. A matiz correta pode fazer uma diferença enorme na forma como potenciais clientes percebem sua marca. Mas, ainda mais importante, é a facilidade com que eles vão se lembrar da sua empresa.

Imagem do cabeçalho de Pichugin Dmitry

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